ÚLTIMOS TÍTULOS ADICIONADOS

UMA ÁRVORE DE MUITOS RAMOS E FRUTOS
              Robert Baden-Powell foi um inglês que teve uma vida muito divertida quando criança e que depois de adulto, como militar, viveu muitas aventuras na Índia e na África, onde aprendeu coisas bastante interessantes.Ele achou que seria muito bom se outras crianças tivessem a oportunidade de se divertir ao ar livre, viver em contato com a natureza e de aprender coisas úteis que não se ensinam nas escolas. Para isso criou o Movimento Escoteiro, hoje praticado em 160 países. No Brasil iniciou em 1910.
O Movimento Escoteiro é dividido em etapas que chamamos de ramos,(como numa árvore), que são divididos de acordo com a idade.

O RAMO LOBINHO
       "No Movimento Escoteiro, as crianças de 6 anos e meio até 10 anos são chamadas de LOBINHOS ou LOBINHAS. Você sabe por quê? Porque o lobo é um animal muito esperto e que sabe viver bem em grupo, por isso foi escolhido para representá-los.Os lobinhos e lobinhas fazem parte de um grupo chamado Alcateia, que é o nome que se dá a um conjunto de lobos. Todos brincam juntos, mas para facilitar algumas atividades, eles são organizados em Matilhas, pequenos grupos de lobinhos e lobinhas que tem por nome uma das cores de lobo: Matilha Preta, Matilha Cinza, etc.

O MUNDO DE FANTASIA
              Você conhece a história de Mowgli? Ela conta as aventuras de um menino que se perdeu na selva e foi criado por uma família de lobos. Na floresta ele aprendeu muito com seus pais (Pai Lobo e Raksha), com o urso Baloo, com a pantera negra Bagheera, com o chefe da Alcateia, o lobo Akelá e se divertiu muito em brincadeiras com seus irmãos lobinhos, entre eles o Lobo Gris. A vida dos lobinhos e lobinhas em um Grupo Escoteiro é inspirada nessa história e, como Mowgli, vivem juntos muitas aventuras. Os chefes da Alcateia, os Velhos Lobos, para brincar com os lobinhos e lobinhas, usam os nomes dos personagens dessa história.
ATIVIDADES
              Os lobinhos e lobinhas se encontram todas as semanas na sede do Grupo Escoteiro para realizar reuniões, excursões, acampamentos, passeios, visitas a outras alcatéias, etc. Nesses encontros eles se divertem e descobrem um mundo de coisas interessantes.

O RAMO ESCOTEIRO
       A segunda etapa é o Ramo Escoteiro e fazem parte dele meninos e meninas entre 11 e 14 anos de idade, divididos em grupos de cinco a oito jovens nas chamadas patrulhas. O conjunto de quatro patrulhas é uma Tropa Escoteira. Cada patrulha leva o nome de um animal ou uma constelação e carrega um bastão com uma bandeirola nas cores da mesma.A patrulha é liderada por um dos seus jovens integrantes, chamado monitor. Ele é eleito pelos membros da patrulha e o seu auxiliar no comando é o submonitor escolhido por ele e também integrante da patrulha.
              Os órgãos decisórios da Tropa Escoteira são a Corte de Honra, composta dos monitores e submonitores das quatro patrulhas e dos chefes da Tropa (adultos voluntários que assessoram as atividades); e a Assembleia de Tropa, composta de todos os integrantes da tropa.
ATIVIDADES
              Quem quer ser escoteiro procura aventura. E é justamente nisso que se baseiam todas as atividades do Ramo Escoteiro. Acampamentos, trilhas, excursões, jornadas, torneios técnicos são apenas uma amostra do que se pode encontrar fazendo parte de um grupo escoteiro. Isso sem contar as atividades regionais, nacionais e internacionais. Como escoteiro tem-se a oportunidade de realizar acampamentos regionais e nacionais como o ELO e o Ajuri, bem como os acampamentos regionais de patrulhas e os Jamborees que são grandes acampamentos nacionais, panamericanos e internacionais que ocorrem periodicamente.


O RAMO SÊNIOR
       A terceira etapa é o Ramo Sênior e fazem parte dele adolescentes entre 15 e 17 anos de idade, divididos em grupos de quatro a seis jovens nas chamadas patrulhas, da mesma forma que o Ramo Escoteiro. Cada patrulha leva o nome de uma tribo indígena, acidente geográfico ou personalidade histórica e carrega um bastão com uma bandeirola nas cores da mesma. O conjunto de quatro patrulhas forma uma Tropa. Dentro do Ramo os meninos são chamados de sênior e as meninas de guia.
A patrulha é liderada por um dos seus jovens integrantes, chamado monitor.

Ele é eleito pelos membros da patrulha e o seu auxiliar no comando é o submonitor escolhido por ele e também integrante da patrulha. Os órgãos decisórios da Tropa Sênior são a Corte de Honra, composta dos monitores e submonitores das quatro patrulhas e dos chefes da Tropa (adultos voluntários que assessoram as atividades); e a Assembleia de Tropa, composta de todos os integrantes da tropa. Dentro do ramo se trabalham as seguintes áreas de desenvolvimento: físico, social, intelectual, espiritual, afetivo e caráter por meio de jogos e desafios, sempre em conjunto com seus companheiros de patrulha.
ATIVIDADES
              Um jovem com idade para ser sênior/guia procura mais emoção na sua vida. E os Acampamentos, trilhas, excursões, travessias, jornadas, torneios técnicos são apenas uma amostra do que se pode encontrar fazendo parte de um grupo escoteiro. Isso sem contar as atividades regionais, nacionais e internacionais. Como sênior, tem-se a oportunidade de participar de acampamentos regionais e nacionais como o ELO e o Ajuri, bem como dos acampamentos regionais de patrulhas, a chamada Aventura Sênior Nacional e os Jamborees, que são grandes acampamentos nacionais, panamericanos e internacionais que ocorrem periodicamente.

O RAMO PIONEIRO
       A última etapa é o Ramo Pioneiro e fazem parte dela jovens adultos com idade entre 18 e 21 anos. O grupo de pioneiros dentro de um grupo escoteiro recebe a denominação de Clã e o chefe responsável é o Mestre Pioneiro. Além de aventura e técnicas escoteiras, o pioneiro realiza suas atividades em prol do bem da sociedade.Nesse ramo, são incentivados pelo Mestre e pelos companheiros de Clã,a participarem de atividades de cunho comunitário e que visem o bem estar humano e do meio ambiente, que podem ser desenvolvidas por meio de projetos individuais ou em grupos de interesse.
ATIVIDADES
              Para o pioneiro, as atividades vão muito além dos acampamentos, trilhas, excursões, travessias, jornadas e torneios técnicos. Um pioneiro preocupa-se com a sociedade e está sempre participando, seja na elaboração, execução e contribuição de campanhas sócio-ambientais. Fazem parte da rotina de um pioneiro, ações como doações de sangue, coleta de alimentos e agasalhos, visitas a instituições carentes e trabalhos voluntários. Por meio dessas atividades os clãs têm a oportunidade de ajudar a quem necessita. Também como pioneiro tem-se a oportunidade de auxiliar em acampamentos regionais e nacionais como o ELO e o Ajuri, bem como em grandes acampamentos nacionais, panamericanos e internacionais que ocorrem periodicamente. Além disso, apenas no ramo se participa da chamada Vigília Pioneira, uma das várias cerimônias do Ramo que são inesquecíveis. Também ocorrem esporadicamente os Mutirões Pioneiros que podem ser regionais, nacionais ou internacionais, com atividades voltadas apenas para os jovens do ramo, sempre com a base de ajudar o próximo em atividades comunitárias.



Encontrou aqui o que procurava? Que tal seguir nossas postagens?
Use o botão abaixo.
Quer deixar uma sugestão, pedido ou colaborar com algum arquivo interessante para melhorar essa página? Então preencha nosso CADASTRO DE USUÁRIO e participe. Assim podemos conhecer melhor nossos leitores.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.


VOCÊ PODE LER TAMBÉM

ESCOTISMO
PARA RAPAZES
SÉRIES TAFARA BIBLIOTECA DO
ESCOTEIRO MIRIM
MANUAL DO
ESCOTEIRO MIRIM
QUER ACESSAR ESTA PAGINA PELO CELULAR OU COMPARTILHAR USE O QR CODE

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E VOLTE A PAGINA INICIAL DO BLOG

0 comentários:

Postar um comentário

 
© LANTERNA SCOUT - 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - AUTOR DO BLOG - CHEFE MELLO - TECNOLOGIA DO BLOGGER