Robert Stephenson Smyth Baden-Powell
nasceu em Londres, Inglaterra, em 22 de fevereiro de 1857.
nasceu em Londres, Inglaterra, em 22 de fevereiro de 1857.
|
![]() |
|
Tinha também vocação para a música, e seu dom para o desenho permitiu-lhe mais tarde ilustrar todas as suas obras.
|
|
"o único animal que se atreve a beber água no mesmo bebedouro com um tigre..."
|
Na África do Sul estava se fermentando uma grande e perigosa agitação.
Veio a guerra, e durante 217 dias (a partir de 13 de outubro de 1899) B-P defendeu Mafeking cercada por forças inimigas esmagadoramente superiores. |
|
Tropas de socorro conseguiram finalmente abrir caminho lutando para auxiliá-lo, no dia 18 de maio de 1900.Baden-Powell foi promovido ao posto de major-general tornando-se um herói aos olhos de seus compatriotas.
Baden-Powell e o corpo de oficiais britânicos no cerco a Mafeking
e foi como herói de adultos e crianças que em 1901 ele regressou da África do Sul para a Inglaterra e descobriu, surpreso, que a sua popularidade pessoal dera popularidade ao livro que escrevera para militares: Aids to Scouting (Ajudas à Exploração Militar). O livro estava sendo usado como um compêndio nas escolas masculinas. B-P viu nisto um desafio. Compreendeu que estava aí a oportunidade de ajudar a juventude. Se um livro para adultos sobre as atividades dos exploradores podia exercer tal atração sobre os rapazes e servir-lhes de fonte de inspiração, outro livro, escrito especialmente para rapazes poderia despertar muito maior interesse.
Pôs-se então a trabalhar, aproveitando e adaptando sua experiência na Índia e na África entre os Zulus e outras tribos selvagens. Reuniu uma biblioteca especial e estudou nestes livros os métodos usados em todas as épocas para a educação e o adestramento dos rapazes, desde jovens espartanos, os antigos bretões, os peles-vermelhas, até os nossos dias. Lenta e cuidadosamente, B-P foi desenvolvendo a idéia do escotismo.
E a seguir, nos primeiros meses de 1908, lançou em seis fascículos quinzenais o seu manual de adestramento, o "Escotismo para Rapazes" (Scouting for Boys) - sem sequer sonhar que este livro ia por em ação um Movimento que iria afetar a juventude do mundo inteiro.
Mal tinha começado a aparecer nas livrarias e nas bancas de jornais o "Escotismo para Rapazes", e já surgiam Patrulhas e Tropas Escoteiras - não apenas na Inglaterra, mas em muitos outros países.
A SEGUNDA VIDA DE BADEN-POWELL
|
A FRATERNIDADE MUNDIAL
Em 1912 fez uma viagem ao redor do mundo para se pôr em contato com os Escoteiros de muitos outros países. Foi deste o primeiro passo para fazer do Escotismo uma Fraternidade Mundial.
Veio a Primeira Guerra Mundial e momentaneamente interrompeu este trabalho; mas com o fim das hostilidades foi recomeçado, e em 1920 os Escoteiros de todas as partes do mundo se reuniram em Londres para a primeira concentração internacional de Escoteiros - o Primeiro Jamboree Mundial.
Na última noite deste Jamboree, a 6 de agosto, B-P foi proclamado "Escoteiro-Chefe Mundial", pelos aplausos da multidão de rapazes.
O Movimento Escoteiro continuou a crescer. No dia em que atingiu a "maioridade" completando vinte e um anos, contava com mais de dois milhões de membros em praticamente todos os países civilizados do mundo.
Nesta ocasião B-P recebeu de seu Rei, Jorge V, a honra de ser elevado a Barão, sob o nome de Lord Baden-Poweel of Giwell.
Mas apesar deste título, para todos os Escoteiros ele continuou e continuará sendo sempre - B-P, o Escoteiro-Chefe Mundial.
O Primeiro Jamboree Mundial foi seguido por muitos outros - em 1924 na Dinamarca, em 1929 na Inglaterra, em 1933 na Hungria, em 1937 na Holanda. Em cada um destes Jamborees Baden-Powell foi a figura principal, tumultuosamente saudado pelos "seus" rapazes onde quer que estivesse.
Mas os Jamborees eram apenas uma parte do esforço no sentido de se formar uma Fraternidade Mundial de Escoteiros. B-P fez longas viagens cuidando dos interesses do Escotismo, mantinha correspondência com os dirigentes escoteiros de numerosos países e continuou a escrever sobre assuntos escoteiros, ilustrando com seus próprios desenhos artigos e livros.
OS ÚLTIMOS ANOS DE B.P.
Quando suas forças afinal começaram a declinar, depois de completar oitenta anos de idade, regressou à sua amada África com a sua esposa, Lady Baden-Powell, que fora uma entusiástica colaboradora em todos os seus esforços, e que era a Chefe Mundial das "Girl Guides" (Bandeirantes) - movimento também iniciado por Baden-Powell.
Fixaram residência em Quênia, num lugar tranquilo, com um panorama maravilhoso: florestas de quilômetros de extensão, tendo ao fundo montanhas de picos cobertos de neve.
Foi lá que morreu B-P, em 8 de janeiro de 1941 - faltando pouco mais de um mês para completar oitenta e quatro anos de idade.
A CARTA DE DESPEDIDA
“Escoteiros: Se porventura vocês tiverem visto a peça “Peter Pan”, deverão estar lembrados de que o chefe-pirata estava sempre fazendo o seu “discurso de moribundo”, porque receava que, possivelmente, quando chegasse a hora de ele morrer, não tivesse mais tempo para dizer tais coisas.Acontece quase a mesma coisa comigo e, assim, e embora neste momento eu não esteja morrendo – qualquer dia destes eu morrerei – , quero enviar a vocês uma palavra de despedida. Lembrei-me de que será a última vez que vocês ouvirão minhas palavras. Portanto, pensem bem nelas. Eu tenho tido uma vida muito feliz e quero que cada um de vocês também tenha uma vida feliz. Acredito que Deus nos colocou neste mundo alegre para que sejamos felizes e para gozarmos a vida. A felicidade não provém do fato de ser rico, nem meramente de ter sido bem sucedido na carreira; e, tampouco, de sermos indulgentes para com nós mesmos. Um passo na direção da felicidade é o de tornar-se saudável e forte enquanto se é ainda um jovem, de sorte que possa vir a ser útil e, dês tarde, gozar a vida quando for homem. O estudo da natureza mostrará a vocês quão repleto de coisas belas e maravilhosas Deus fez o mundo para vocês gozarem. Alegrem-se com o que receberam e façam bom proveito disso. Olhem para o lado brilhante das coisas, ao invés do lado sombrio delas. Contudo, a melhor maneira de obter felicidade é proporcionar felicidade à outras pessoas. Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando chegar a vez de morrerem, possam morrer felizes com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaram o tempo, mas sim fizeram o melhor que puderam. Estejam preparados, desta maneira, para viverem e morrerem felizes, sempre fiéis à Promessa Escoteira de vocês, até mesmo depois que deixarem de ser jovens – e que Deus os ajude a cumpri-la.”
A CARTA AOS MONITORES
|
Último registro de B-P |
ou sejam regras que estejam escritas ou impressas; e que vocês cumprem ordens, esteja ou não o Chefe Escoteiro presente. Mostrem que conseguem conquistar distintivos de Especialidades e, com um pouco de persuasão, os seus rapazes seguirão o seu exemplo.
Mas, lembrem-se que vocês devem guiá-los, e não empurrá-los.
ANEXO ESPECIAL
Em meus garimpos pela internet há algum tempo atrás encontrei em PDF ,um excelente arquivo que relata em texto e imagens muito bem escolhidas um resumo da gloriosa vida de nosso estimado B.P. Infelizmente esqueci-me de anotar o nome autor e não pude solicitar autorização para replicar seu trabalho e ao qual me desculpo desde já e se o mesmo requerer, com muito prazer gostaria de nominá-lo nesse post. Então transformei o material citado acima em uma apresentação tipo slide que apresento abaixo ,caso o leitor gostar e quiser baixar a mesma no formato PDF basta clicar AQUI e fazer o download para seu sistema.Também poderá encontrar arquivos ilustrados tipo estórias em quadrinhos da vida do fundador nesse LINK. E agora não há mais desculpas para não saber como viveu Baden-Powell e como ele contribuiu para a formação de um MUNDO MELHOR.
B.P.
A HISTÓRIA DE SUAS DUAS VIDAS
E agora não há mais desculpas para não saber como viveu Baden-Powell e como ele contribuiu para a formação de um MUNDO MELHOR.

Encontrou aqui o que procurava? Que tal seguir nossas postagens?
Use o botão abaixo.
Use o botão abaixo.
Quer deixar uma sugestão, pedido ou colaborar com algum arquivo interessante para melhorar essa página? Então preencha nosso CADASTRO DE USUÁRIO e participe. Assim podemos conhecer melhor nossos leitores.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.
VOCÊ PODE LER TAMBÉM
![]() PARA RAPAZES |
![]() |
![]() ESCOTEIRO MIRIM |
![]() ESCOTEIRO MIRIM |
QUER ACESSAR ESTA PAGINA PELO CELULAR OU COMPARTILHAR USE O QR CODE
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E VOLTE A PAGINA INICIAL DO BLOG
Assinar:
Postagens (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário