ÚLTIMOS TÍTULOS ADICIONADOS

DISTINTIVO DE ESCOTEIRO DA PÁTRIA
DIST. DE ESCOTEIRO DA PÁTRIA
A Tropa Sênior é o ramo escoteiro formado por jovens de 15 a 17 anos de idade. O programa educativo aplicado ao Ramo Sênior concentra sua ênfase no processo de autoconhecimento, aceitação e aprimoramento das características pessoais, auxiliando o jovem na formação de sua identidade e a superar os principais desafios com que se depara nessa etapa da vida.A Tropa pode ser Sênior (masculina), Tropa Guia (feminina) ou Tropa Sênior Mista. É dividida em no máximo 4 patrulhas de 4 a 6 jovens. Cada patrulha adota um nome característico, que pode ser o de algum acidente geográfico bem conhecido pela patrulha ou de uma tribo indígena nacional.Na Tropa Sênior ficam os jovens numa idade de muitas mudanças, idéias e ideais novos, valores que estão mudando. Nessa tropa, o relacionamento entre a chefia e os membros é diferente da Tropa Escoteira, pois os membros já têm uma maturidade suficiente para seguir seus próprios caminhos sendo auxiliados pelos chefes.A Tropa Sênior normalmente é a que exige um maior esforço físico e um alto grau de conhecimento, o que permite os jovens evoluírem muito. Todos que um dia passaram pela Tropa Sênior sabem o valor que essa tem e o quanto essa fase foi boa e importante para seu crescimento na vida.

PEQUENA HISTÓRIA DO RAMO SÊNIOR

Por: Luiz Paulo Carneiro Maia Diretor do 1º Curso Avançado Sênior IM Sênior, Escoteiro e Lobinho.

 JOÃO RIBEIRO DOS SANTOS
JOÃO RIBEIRO DOS SANTOS
O Sistema de Patrulha, carro chefe do Ramo Escoteiro, foi programado para funcionar com jovens mais velhos na liderança, portanto, os Monitores eram Escoteiros de 15, 16 anos e muitas vezes até com 18 anos! Em 1944/1945 João Ribeiro dos Santos Chefe do 1ºG.E.RJ estava preocupado com o limite estabelecido para a faixa etária do Ramo Escoteiro: 11 a 18 anos havendo grande diferença de interesses entre esses jovens: às vezes entre os mais novos e outras entre os mais velhos, o que causava evasão. João Ribeiro conseguiu através da Embaixada dos Estados Unidos livros da B.S.A (Boy Scout of America) e descobriu que nos Estados Unidos já existia o Ramo Sênior.Em 1945, com aprovação da UEB, criou-se no Rio de Janeiro a primeira Tropa Sênior do Brasil no 1ºG.E.RJ Guilhermina Guinle * do Fluminense Futebol Clube sob a direção de João Ribeiro dos Santos. Logo em seguida o Ramo Sênior começou a se desenvolver em todo Brasil. Entretanto, quando se criou o Ramo Sênior o que ocorreu inicialmente foi apenas a separação por faixas etárias: Escoteiros 11 a 15 anos e Seniores 15 a 18 anos. O adestramento (Noviço, 2ª e 1ª Classes), com exceção das Especialidades, continuou o mesmo nos 2 Ramos durante praticamente 30 anos. Concomitantemente, os Cursos de Formação de Chefes do Ramo Escoteiro enfocavam suas atividades da mesma forma que no tempo em que o ramo ia dos 11 aos 18 anos, pois não havia Curso para Chefe Sênior. O Curso Básico Sênior foi criado na década de 60, portanto, cerca de 15 anos após. Enquanto isso, todo o enfoque do CA Escoteiro (Curso da Insígnia de Madeira) era exatamente como tivéssemos Monitores de 15 e 16 anos - trabalhos com cordas, grandes pioneirias, grandes projetos de patrulha, cozinha a lenha, ”mensagens a Garcia” (o famoso: virem-se!)Em 1975 ocorreu no Rio de Janeiro o 1º Curso Avançado Sênior do Brasil, e a partir daí uma consciência de definição do Programa do Ramo Sênior passou a ficar mais clara. Surgiu logo após uma Comissão de Chefes criada pela UEB que estudou e em seguida aprovou o Adestramento Sênior que foi totalmente diferenciado do Ramo Escoteiro.

O RAMO SÊNIOR NO INICIO

LOGO SÊNIOR
O RAMO SÊNIOR
Baden-Powell, quando fundou o Escotismo, criou somente os Ramos Lobinho, Escoteiro e Pioneiro e estes foram os três ramos implementados inicialmente no Brasil.Assim permaneceu durante vários anos, quando no início da década de 40 o Chefe João Ribeiro dos Santos, pertencente à Associação Escoteira Guilhermina Guinle – Fluminense F. C. (atual 1º – RJ GE João Ribeiro dos Santos), percebe a necessidade de criar um ramo que dividisse o Ramo Escoteiro. Esta necessidade surge devido à longa duração deste ramo, que comportava jovens entre 11 e 18 anos, possibilitando assim serem notadas disparidades físicas e intelectuais entre os escoteiros.Pesquisando sobre o assunto, Dr. João descobre que nos EUA já existia um ramo solucionando este problema, denominado de Senior Scouts. Pediu então autorização a UEB para implementar este ramo em seu grupo escoteiro. Logo, em 20 de novembro de 1945 foi criada a Tropa Senior do 1º-RJ – GE Guilhermina Guinle – Fluminense F.C., a primeira Tropa Senior do Brasil.A UEB começou então a regulamentar o Ramo Senior, que utilizava na passadeira de seu uniforme um debrum marrom.As etapas deste ramo eram uma seqüência das do Ramo Escoteiro, por exemplo: se o garoto chegou a Segunda Classe no Ramo Escoteiro, ao passar para o Ramo Senior, já inicia como Segunda Classe e passa diretamente ao adestramento de Primeira Classe.As especialidades do Ramo Senior eram uma ampliação das do Ramo Escoteiro. Para ser especialista no Ramo Senior era necessário conquistar primeiro a especialidade equivalente no Ramo Escoteiro e complementar com alguns itens.O adestramento dos dois ramos permaneceu contínuo até os anos de 1975/1976, quando foi autorizada a criação de etapas diferenciadas para o Ramo Senior. Foi, então, criada a Investidura Senior e as etapas foram simplificadas de forma a facilitar esta investidura, foram alterados os nomes das etapas para os nomes atuais: Estágio Probatório, Eficiência I , Eficiência II. O Escoteiro da Pátria já existia, só que para o Ramo Escoteiro, passou então a ser vinculado ao Ramo Senior e a Lis de Ouro foi criada para substituí-lo no Ramo Escoteiro. Nestas novas etapas havia uma adaptação maior à faixa etária do senior (14,5 a 18), possibilitando opções de escolha de itens nas etapas, além de pesquisas. A cor do Ramo Senior mudou então de marrom, sua cor inicial, para grená, como é até hoje.Podemos concluir dizendo que esta experiência elaborada por João Ribeiro dos Santos foi de grande valia e é sucesso até hoje no cenário escoteiro nacional, é importante ressaltar ainda que o Brasil foi um dos primeiros países a implementar este ramo e que baseados em nossa iniciativa vários países puderam fundar ramos correspondentes em seus territórios.

RAMO SÊNIOR UMA OUTRA HISTÓRIA

       Um texto que encontrei publicado no SiteLIS BRASIL nosso co-irmão, nos traz uma versão do nascimento da primeira Tropa Sênior que adiciona mais informações à história do surgimento do Ramo no Brasil que transcrevo abaixo.

O RAMO SÊNIOR Por:Rubem Suffert

       Baden-Powell, quando fundou o Escotismo, criou somente os Ramos Lobinho, Escoteiro e Pioneiro e estes foram os três ramos implementados inicialmente no Brasil. Criação da Tropa Sênior do 075ºRJ GEAr Baden-Powell Em 20 de fevereiro de 1944, durante um acampamento de carnaval, chefes do grupo se reuniram e aprovaram a proposta de criação de uma nova seção para rapazes acima de 15 anos, no intuito de aumentar o nível dos desafios para eles, proposta feita pelo Chefe Aldo R. Toledano com o nome de “Escoteiros Seniores”, e o mesmo se ofereceu para dirigir a nova seção e foi imediatamente aceito para o cargo. Em 8 de março de 1944, foi autorizada em carácter experimental o funcionamento da tropa pela FBEAr. Não foi aceito o uso do termo “experimental” já que para o grupo a criação seria um caminho sem volta. O GE do Ar Baden-Powell juntamente com o Guilhermina Guinle, liderado por João Ribeiro dos Santos, e o São Pedro de Cascadura, liderado por Geraldo Hugo Nunes, foram os primeiros grupos a iniciar o Ramo Sênior, porém oficialmente a Tropa Sênior do Baden-Powell foi a primeira no Brasil, já as outras iniciaram somente em dezembro de 1944. Foi escolhida a cor grená, para os escoteiros “seniores” se diferenciarem dos escoteiros “juniores” e foi introduzida a Tropa Sênior do 075ºRJ em 24 de abril de 1944.
(texto reproduzido - de Enzo Nobre do 075ºRJ)






Encontrou aqui o que procurava? Que tal seguir nossas postagens?
Use o botão abaixo.
Quer deixar uma sugestão, pedido ou colaborar com algum arquivo interessante para melhorar essa página? Então preencha nosso CADASTRO DE USUÁRIO e participe. Assim podemos conhecer melhor nossos leitores.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.


VOCÊ PODE LER TAMBÉM

ESCOTISMO
PARA RAPAZES
SÉRIES TAFARA BIBLIOTECA DO
ESCOTEIRO MIRIM
MANUAL DO
ESCOTEIRO MIRIM
QUER ACESSAR ESTA PAGINA PELO CELULAR OU COMPARTILHAR USE O QR CODE

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E VOLTE A PAGINA INICIAL DO BLOG

0 comentários:

Postar um comentário

 
© LANTERNA SCOUT - 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - AUTOR DO BLOG - CHEFE MELLO - TECNOLOGIA DO BLOGGER