A Tropa Sênior é o ramo escoteiro formado por jovens de 15 a 17 anos de idade. O programa educativo aplicado ao Ramo Sênior concentra sua ênfase no processo de autoconhecimento, aceitação e aprimoramento das características pessoais, auxiliando o jovem na formação de sua identidade e a superar os principais desafios com que se depara nessa etapa da vida.A Tropa pode ser Sênior (masculina), Tropa Guia (feminina) ou Tropa Sênior Mista. É dividida em no máximo 4 patrulhas de 4 a 6 jovens. Cada patrulha adota um nome característico, que pode ser o de algum acidente geográfico bem conhecido pela patrulha ou de uma tribo indígena nacional.Na Tropa Sênior ficam os jovens numa idade de muitas mudanças, idéias e ideais novos, valores que estão mudando. Nessa tropa, o relacionamento entre a chefia e os membros é diferente da Tropa Escoteira, pois os membros já têm uma maturidade suficiente para seguir seus próprios caminhos sendo auxiliados pelos chefes.A Tropa Sênior normalmente é a que exige um maior esforço físico e um alto grau de conhecimento, o que permite os jovens evoluírem muito. Todos que um dia passaram pela Tropa Sênior sabem o valor que essa tem e o quanto essa fase foi boa e importante para seu crescimento na vida.
PEQUENA HISTÓRIA DO RAMO SÊNIOR
Por: Luiz Paulo Carneiro Maia
Diretor do 1º Curso Avançado Sênior
IM Sênior, Escoteiro e Lobinho.
JOÃO RIBEIRO DOS SANTOS
O Sistema de Patrulha, carro chefe do Ramo Escoteiro, foi programado para funcionar com jovens mais velhos na liderança, portanto, os Monitores eram Escoteiros de 15, 16 anos e muitas vezes até com 18 anos!
Em 1944/1945 João Ribeiro dos Santos Chefe do 1ºG.E.RJ estava preocupado com o limite estabelecido para a faixa etária do Ramo Escoteiro: 11 a 18 anos havendo grande diferença de interesses entre esses jovens: às vezes entre os mais novos e outras entre os mais velhos, o que causava evasão.
João Ribeiro conseguiu através da Embaixada dos Estados Unidos livros da B.S.A (Boy Scout of America) e descobriu que nos Estados Unidos já existia o Ramo Sênior.Em 1945, com aprovação da UEB, criou-se no Rio de Janeiro a primeira Tropa Sênior do Brasil no 1ºG.E.RJ Guilhermina Guinle *
do Fluminense Futebol Clube sob a direção de João Ribeiro dos Santos.
Logo em seguida o Ramo Sênior começou a se desenvolver em todo Brasil. Entretanto, quando se criou o Ramo Sênior o que ocorreu inicialmente foi apenas a separação por faixas etárias: Escoteiros 11 a 15 anos e Seniores 15 a 18 anos. O adestramento (Noviço, 2ª e 1ª Classes), com exceção das Especialidades, continuou o mesmo nos 2 Ramos durante praticamente 30 anos. Concomitantemente, os Cursos de Formação de Chefes do Ramo Escoteiro enfocavam suas atividades da mesma forma que no tempo em que o ramo ia dos 11 aos 18 anos, pois não havia Curso para Chefe Sênior. O Curso Básico Sênior foi criado na década de 60, portanto, cerca de 15 anos após. Enquanto isso, todo o enfoque do CA Escoteiro (Curso da Insígnia de Madeira) era exatamente como tivéssemos Monitores de 15 e 16 anos - trabalhos com cordas, grandes pioneirias, grandes projetos de patrulha, cozinha a lenha, ”mensagens a Garcia” (o famoso: virem-se!)Em 1975 ocorreu no Rio de Janeiro o 1º Curso Avançado Sênior do Brasil, e a partir daí uma consciência de definição do Programa do Ramo Sênior passou a ficar mais clara. Surgiu logo após uma Comissão de Chefes criada pela UEB que estudou e em seguida aprovou o Adestramento Sênior que foi totalmente diferenciado do Ramo Escoteiro.
O RAMO SÊNIOR NO INICIO
O RAMO SÊNIOR
Baden-Powell, quando fundou o Escotismo, criou somente os Ramos Lobinho, Escoteiro e Pioneiro e estes foram os três ramos implementados inicialmente no Brasil.Assim permaneceu durante vários anos, quando no início da década de 40 o Chefe João Ribeiro dos Santos, pertencente à Associação Escoteira Guilhermina Guinle – Fluminense F. C. (atual 1º – RJ GE João Ribeiro dos Santos), percebe a necessidade de criar um ramo que dividisse o Ramo Escoteiro. Esta necessidade surge devido à longa duração deste ramo, que comportava jovens entre 11 e 18 anos, possibilitando assim serem notadas disparidades físicas e intelectuais entre os escoteiros.Pesquisando sobre o assunto, Dr. João descobre que nos EUA já existia um ramo solucionando este problema, denominado de Senior Scouts. Pediu então autorização a UEB para implementar este ramo em seu grupo escoteiro. Logo, em 20 de novembro de 1945 foi criada a Tropa Senior do 1º-RJ – GE Guilhermina Guinle – Fluminense F.C., a primeira Tropa Senior do Brasil.A UEB começou então a regulamentar o Ramo Senior, que utilizava na passadeira de seu uniforme um debrum marrom.As etapas deste ramo eram uma seqüência das do Ramo Escoteiro, por exemplo: se o garoto chegou a Segunda Classe no Ramo Escoteiro, ao passar para o Ramo Senior, já inicia como Segunda Classe e passa diretamente ao adestramento de Primeira Classe.As especialidades do Ramo Senior eram uma ampliação das do Ramo Escoteiro. Para ser especialista no Ramo Senior era necessário conquistar primeiro a especialidade equivalente no Ramo Escoteiro e complementar com alguns itens.O adestramento dos dois ramos permaneceu contínuo até os anos de 1975/1976, quando foi autorizada a criação de etapas diferenciadas para o Ramo Senior. Foi, então, criada a Investidura Senior e as etapas foram simplificadas de forma a facilitar esta investidura, foram alterados os nomes das etapas para os nomes atuais: Estágio Probatório, Eficiência I , Eficiência II. O Escoteiro da Pátria já existia, só que para o Ramo Escoteiro, passou então a ser vinculado ao Ramo Senior e a Lis de Ouro foi criada para substituí-lo no Ramo Escoteiro. Nestas novas etapas havia uma adaptação maior à faixa etária do senior (14,5 a 18), possibilitando opções de escolha de itens nas etapas, além de pesquisas. A cor do Ramo Senior mudou então de marrom, sua cor inicial, para grená, como é até hoje.Podemos concluir dizendo que esta experiência elaborada por João Ribeiro dos Santos foi de grande valia e é sucesso até hoje no cenário escoteiro nacional, é importante ressaltar ainda que o Brasil foi um dos primeiros países a implementar este ramo e que baseados em nossa iniciativa vários países puderam fundar ramos correspondentes em seus territórios.
RAMO SÊNIOR UMA OUTRA HISTÓRIA
Um texto que encontrei publicado no SiteLIS BRASIL
nosso co-irmão, nos traz uma versão do nascimento da primeira Tropa Sênior que adiciona mais informações à história do surgimento do Ramo no Brasil que transcrevo abaixo.
O RAMO SÊNIOR
Por:Rubem Suffert
Baden-Powell, quando fundou o Escotismo, criou somente os Ramos Lobinho, Escoteiro e Pioneiro e estes foram os três ramos implementados inicialmente no Brasil.
Criação da Tropa Sênior do 075ºRJ GEAr Baden-Powell
Em 20 de fevereiro de 1944, durante um acampamento de carnaval, chefes do grupo se reuniram e aprovaram a proposta de criação de uma nova seção para rapazes acima de 15 anos, no intuito de aumentar o nível dos desafios para eles, proposta feita pelo Chefe Aldo R. Toledano com o nome de “Escoteiros Seniores”, e o mesmo se ofereceu para dirigir a nova seção e foi imediatamente aceito para o cargo.
Em 8 de março de 1944, foi autorizada em carácter experimental o funcionamento da tropa pela FBEAr. Não foi aceito o uso do termo “experimental” já que para o grupo a criação seria um caminho sem volta.
O GE do Ar Baden-Powell juntamente com o Guilhermina Guinle, liderado por João Ribeiro dos Santos, e o São Pedro de Cascadura, liderado por Geraldo Hugo Nunes, foram os primeiros grupos a iniciar o Ramo Sênior, porém oficialmente a Tropa Sênior do Baden-Powell foi a primeira no Brasil, já as outras iniciaram somente em dezembro de 1944.
Foi escolhida a cor grená, para os escoteiros “seniores” se diferenciarem dos escoteiros “juniores” e foi introduzida a Tropa Sênior do 075ºRJ em 24 de abril de 1944.
(texto reproduzido - de Enzo Nobre do 075ºRJ)
Encontrou aqui o que procurava? Que tal seguir nossas postagens? Use o botão abaixo.
Quer deixar uma sugestão, pedido ou colaborar com algum arquivo interessante para melhorar essa página? Então preencha nosso CADASTRO DE USUÁRIO e participe. Assim podemos conhecer melhor nossos leitores.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.
0 comentários:
Postar um comentário